Menores de idade em férias escolares podem viajar para os EUA desacompanhados dos pais - e de uma maneira não muito burocrática, o que facilita a viagem de crianças e adolescentes com parentes e amigos.
Embora faltem pouco mais de três meses para o início das Férias de Julho no Brasil, especialistas em viagens recomendam que o planejamento comece o quanto antes. Para quem vai aos EUA, é importante programar tudo com antecedência, como as passagens, a hospedagem e o aluguel de carros, serviço oferecido por diversas empresas, entre elas a Nova Perfect, com profissionais brasileiros.
REQUISITOS NECESSÁRIOS
O primeiro passo é requerer o passaporte da criança. Basta entrar no site da Polícia Federal (www.dpf.gov.br), preencher os formulários, pagar a taxa de R$ 257,25 (atualmente em 2016) e agendar uma data para comparecer ao posto de emissão de sua cidade, para apresentar os documentos, tirar foto e fazer a leitura das digitais.
Para crianças de até 12 anos, o responsável legal deve fazer a solicitação e comparecer com a criança. Na ausência de um dos pais, é necessária a autorização por escrito, com firma reconhecida. Fique atento à lista de documentos exigidos, que são diferentes para crianças e adultos. O passaporte fica pronto em até 6 dias úteis a partir do comparecimento no posto.
Com o passaporte em mãos, é hora de solicitar o visto americano no site do Consulado dos Estados Unidos (https://portuguese.saopaulo.usconsulate.gov/pt/visas.html). Selecione o visto "B-2" (turismo), preencha o formulário DS-160, pague a taxa de US$ 160 e agende entrevista no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para passaporte, recibo do pagamento da taxa, confirmação do formulário e outros documentos exigidos.
Por fim, os responsáveis pela criança devem preencher o formulário de "Autorização de Viagem Internacional" exigido pela Polícia Federal e reconhecer firma de ambos os pais em cartório. Após esse passo, no embarque, a criança ficará com uma via da autorização e a outra será retida pela Polícia Federal.
Gostou da dica? Compartilhe!
Comentários
Postar um comentário